Papa Francisco organiza leilão em favor da fundação AIS

Papa Francisco organiza leilão em favor da fundação AIS

O Papa Francisco recebeu ontem, no Vaticano, um carro desportivo de luxo, um Lamborghini Huracan, e decidiu que a viatura deverá ser leiloada para fins caritativos.

Uma parte das receitas a apurar com o leilão deste carro será destinada à Fundação AIS, mais concretamente para a Campanha Regresso às Raízes, em que se está a promover a reconstrução das casas e das igrejas dos cristãos na Planície de Nínive, no Iraque, depois da devastação causada pelos jihadistas do auto-proclamado “Estado Islâmico”.

O leilão, que vai ser assegurado pela Sotheby's, vai beneficiar, além da Fundação AIS, também uma comunidade que apoia mulheres vítimas de tráfico e de redes de prostituição, bem como duas associações que ajudam populações africanas.

A entrega do Lamborghini Huracán decorreu no pátio da Casa de Santa Marta, onde o pontífice autografou e benzeu o automóvel, perante algumas personalidades da Igreja, entre as quais o presidente e o director do secretariado italiano da Fundação AIS.

Alfredo Mantovano e Alessandro Monteduro agradeceram, na ocasião, o gesto solidário do Santo Padre, garantindo que as verbas a apurar com a venda do carro desportivo vão ajudar seguramente a “trazer mais alguns milhares de cristãos” iraquianos de regresso a suas casas. 

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o Papa Francisco apoia directamente os cristãos perseguidos no Iraque através da Fundação AIS.

No ano passado, por exemplo, o Santo Padre fez uma doação pessoal, de 100 mil euros, para a Clínica de São José, em Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano, onde milhares de cristãos se refugiaram depois de terem sido forçados a abandonar as aldeias onde viviam no Verão de 2014, após os ataques jihadistas.

Já em Setembro passado, durante a apresentação internacional em Roma da campanha da AIS para a reconstrução das casas e igrejas cristãs na Planície de Nínive, o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, revelou o profundo compromisso pessoal do Santo Padre nesta iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre.