Francisco enaltece “compromisso estável” de quem se prepara para o sacerdócio

Francisco enaltece “compromisso estável” de quem se prepara para o sacerdócio

O Papa Francisco manifestou hoje o seu apreço pelo “compromisso estável” dos seminaristas da Comunidade do Venerável Colégio Inglês de Roma, que se preparam para o sacerdócio.

“Isso é mais difícil para vocês do que foi para mim, por causa da «cultura do provisório» de hoje em dia”, ressaltou Francisco, na audiência desta manhã, no Vaticano, a um grupo de cerca de 50 pessoas.

“Na vida cristã há um só obstáculo relevante diante de cada um de nós: o medo. Mas podemos superá-lo com o amor, a oração e o bom humor. Desse modo espero que não tenham medo das dificuldades e das provações e da luta incessante contra o pecado”, afirmou aos presentes.

O Papa deu o exemplo de São Tomás de Cantuária, padroeiro do Colégio, que não deixou que os seus pecados e limites fossem um impedimento para “servir a Deus até o fim”.

“Vocês não somente serão capazes de superar os medos, mas ajudarão também os outros a superar os próprios”.

No caminho de superação “é vital durante estes anos de seminário alimentar a vida interior”, indicou, “aprendendo a fechar a porta de sua cela interior a partir de dentro”.

Francisco indicou o serviço ao próximo como sentido para a vocação, vivido em “em colaboração com outros sacerdotes, religiosos e leigos, homens e mulheres”.

“Não somos testemunhas de Cristo para o bem de nós mesmos, mas para os outros, em constante serviço. E nós procuramos oferecer este serviço não por um simples sentimento, mas por obediência ao Senhor, que se ajoelha para lavar os pés dos discípulos”.