“Sejamos testemunhas da felicidade de Deus, não de ídolos” Papa no Angelus

“Sejamos testemunhas da felicidade de Deus, não de ídolos” Papa no Angelus

O Papa Francisco, antes da Oração Mariana do Angelus deste Domingo comenta o Evangelho das Bem-aventuranças na versão de São Lucas (Lc 7, 17.20-26).

O Pontífice afirma que ter fé é confiar totalmente no Senhor, derrubando “ídolos mundanos”, e a que a felicidade é estar com Deus próximo aos pobres e não seguindo os “profissionais de ilusão”.

O Pontífice começa explicando que o texto se articula “em quatro bem-aventuranças e quatro mandamentos formulados com a expressão ‘ai de vós’”. São palavras fortes e incisivas que Jesus usa para nos abrir os olhos. Francisco nos convida, assim, “a reflectir sobre o sentido profundo de ter fé, que consiste em confiarmos totalmente no Senhor”.

Cuidado com o pecado da idolatria 

Deus está próximo dos “pobres, dos que tem fome, aflitos e perseguidos” para libertá-los das suas escravidões, diz o Papa, e se dirige aos ricos, saciados, sorridentes e aclamados pelas pessoas com o “ai de vós” para “’despertá-los’ do engano perigoso do egoísmo”. 

“ Trata-se de derrubar os ídolos mundanos para abrir o coração ao Deus vivo e verdadeiro; só Ele pode dar à nossa existência aquela plenitude tanto desejada ou difícil para se alcançar. ”

“São muitos, de fato, inclusive nos nossos dias, aqueles que se propõem como distribuidores de felicidade: vêm e prometem sucesso a curto prazo, grande retorno de fácil alcance, soluções mágicas para cada problema e assim por diante. E aqui é fácil escorregar sem perceber no pecado contra o primeiro mandamento, isto é, a idolatria, substituir Deus com um ídolo. Idolatria e ídolos parecem coisas de outros tempos, mas, na verdade, são de todos os tempos! Inclusive de hoje. Descrevem algumas posturas contemporâneas melhor que muitas análises sociológicas.”

Fonte: RV