Papa alerta para tentação de “auto-suficiência” espiritual

Papa alerta para tentação de “auto-suficiência” espiritual

O Papa alertou esta Quarta-feira no Vaticano, para a tentação de “auto-suficiência” espiritual, pedindo que a fé sirva para “mudar” o coração, em vez de alimentar um Cristianismo de “aparência”.

“Se um de nós disser: ‘Obrigado Senhor, porque sou uma boa pessoa, faço coisas boas, não cometo pecados grandes’… Este não é um bom caminho, este é um caminho de auto-suficiência. É um caminho que não justifica a pessoa”, disse, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

Francisco falou de católicos “elegantes”, com boa aparência, distinguindo-os dos católicos “santos”.

“O verdadeiro católico, o verdadeiro cristão é aquele que recebe Jesus dentro de si, que muda o seu coração”, precisou.

Dirigindo-se aos milhares de peregrinos e visitantes reunidos na Praça de São Pedro, o Papa convidou todos a fazer uma pergunta: “O que significa Jesus para mim?”.

“Deixo-o entrar no meu coração ou apenas o mantenho por perto, mas não tão dentro assim? Deixei que Ele me mudasse? Ou Jesus é somente uma ideia, uma teologia?”, questionou.

Quando alguém encontra a ideia de Jesus, permanece um ideólogo do Cristianismo e isso não salva, só Jesus nos salva. Que o Senhor nos ajude a encontrar Jesus, a descobrir Jesus, e que este Jesus nos mude a vida, desde dentro”.

A reflexão propôs a figura de São Paulo e a sua paixão pelo Evangelho, após uma experiência de “queda e ressurreição”.

“Tornar-se cristão não é uma maquilhagem que muda o rosto, não! Se és cristão, o teu coração muda, mas se fores cristão de aparência, isso não acontece. Cristãos de maquilhagem não, não. A verdadeira mudança é a do coração”, apontou Francisco.

No final da audiência, o Papa saudou os peregrinos lusófonos, nomeadamente os grupos portugueses de Alcobaça e Anadia, bem como os Colégios Cedros e Horizonte, de Vila Nova de Gaia.

“Agradeço a vossa presença e encorajo-vos a continuar a dar o vosso fiel testemunho cristão na sociedade. Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo, para crescerdes repletos dos seus frutos. De bom grado vos abençoo a vós e aos vossos entes queridos”, declarou.

OC