Eutanásia não é solução, explica Bento XVI

A resposta a quem sofre é o amor, esclarece

Image

O sofrimento não pode ser solucionado acabando com a vida de uma pessoa, isto é, com a   eutanásia, explicou  Bento XVI  neste domingo.  A   resposta   a   quem   sofre   sempre  deve ser o amor, esclareceu.

 No dia em que a Igreja   celebrava  em   vários países o Dia  pela  Vida, o Papa   comentou, ao  dirigir a  oração mariana do Ângelus, o tema escolhido para este dia pela  Conferência Episcopal Italiana: «A força da vida no sofrimento. Uma resposta à tentação da eutanásia». 

Dirigindo-se aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano, o pontífice sublinhou a necessidade de ter «valor para dizer com clareza, por exemplo, que a eutanásia é uma falsa solução para o drama do sofrimento, uma solução que não é digna do homem».

«A verdadeira resposta não pode ser a de provocar a morte, por mais ‘doce’ que ela for, mas testemunhar o amor que ajuda a enfrentar a dor e a agonia de forma humana.»

Falando da janela de seus aposentos, o Papa garantiu: «Tenhamos certeza de uma coisa: nenhuma lágrima, nem de quem sofre, nem de quem lhe está próximo, se perde diante de Deus».

Segundo recordou. «Jesus sofre e morre na cruz por amor. Desse modo, Ele deu sentido ao nosso sofrimento, um sentido que muitos homens e mulheres de todas as épocas entenderam e tornaram seu, experimentando serenidade profunda também no amargor de duras provas físicas e morais».

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Santo Padre pediu orações pelas «pessoas que estão em sofrimento e por quem se esforça todos os dias por seu sustento, servindo a vida em todas as suas fases: genitores, agentes da saúde, sacerdotes, religiosos, pesquisadores, voluntários e muitos outros».

 

 

 

 

Antes de se despedir dos presentes, o Papa cumprimentou e estimulou, em particular, os membros do Movimento pela Vida, as delegações das faculdades de Medicina e Cirurgia da Universidade de Roma, «e aqueles que estão comprometidos na defesa e na promoção do bem fundamental da vida».