Bento dezasseis apela ao fim das barreiras entre vizinhos. O santo padre cumpre hoje último dia de visita ao Chipre.

papamaronitasBento XVI cumpre hoje o último dia de visita ao Chipre. Durante a celebração eucarística em Nicósia, momento alto deste último dia de visita ao Chipre, o papa apelou a que se derrubem as barreiras entre vizinhos.

O Papa terminou o segundo dia de visita ao Chipre com um encontro com católicos maronitas que foram obrigados a abandonar as suas casas por causa da guerra entre turcos e cristãos.

Eleni, separada dos pais quando tinha três anos, está muito feliz com a visita de Bento XVI: "É uma grande coisa a visita dele a este país, é importante para todos os maronitas".

Já Elias tem como sonho regressar à terra natal: "Esperamos que o Papa encontre uma solução para Chipre. Eu nasci no Norte, durante a guerra e, depois da guerra, viemos para o Sul. Ainda lá tenho a minha avó e o meu tio. Nós esperamos que, um dia, possamos lá voltar".

Esta situação prolonga-se desde 1974 e muitas são as famílias ainda hoje separadas.

Na região norte do Chipre centenas de igrejas cristãs-ortodoxas e católicos maronitas foram abandonadas, destruídas e muitas delas transformadas em Mesquitas.