Completa hoje 20 de Março dois anos que Papa Bento XVI visitou Angola

1236589741Papa Bento XVI completa hoje, 20 de Março, dois anos desde que pisou, pela primeira vez, o solo da República de Angola.

A visita a Angola realizou-se de 20 a 23 de Março de 2009, onde, a sua chegada, 12h40m, foi recebido no aeroporto internacional 4 de Fevereiro pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e sua esposa, Ana Paula dos Santos.

Numa mensagem lida no aeroporto, o Sumo Pontífice apelou aos angolanos a edificarem uma sociedade na base do perdão e da fraternidade.

No primeiro dia, 20 de Março, o Papa efectuou, às 17 horas, uma visita de cortesia ao presidente Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial, onde manteve encontros com as autoridades políticas angolanas, com o Corpo Diplomático e com os bispos de Angola e São Tomé.

No dia seguinte (sábado, 21), sua Santidade celebrou, no período da manhã, na igreja de São Paulo, uma missa com os bispos, sacerdotes, religiosos, movimentos eclesiásticos e catequistas de São Tomé. No período da tarde, manteve um encontro, no Estádio dos Coqueiros, com a juventude, onde se registou um incidente, que vitimou mortalmente duas jovens, que e entristeceu o Papa Bento XVI.

Domingo (dia 22), sua santidade celebrou, na Esplanada da Cimangola, em Luanda, uma missa com bispos da IMBISA (International Meeting of Bishops Southern África), incluindo representantes do Botswana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândia e do Zimbabwe.

A missa, que decorreu no período das 10 às 12 horas, foi assistida por cerca de três milhões de pessoas. No local, o Estado angolano esteve representado pelo então presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que se fez acompanhar do antigo primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

No período da tarde, na Paróquia de Santo António, o Papa Bento XVI manteve um encontro com os Movimentos Católicos para a Promoção da Mulher.

Segunda-feira (23), celebrou, na Capela da Nunciatura Apostólica de Luanda, às 07h30, uma missa privada e, às 10h00, partiu para o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde despediu-se do Chefe de Estado e do povo angolano, rumando para a cidade de Roma (Itália).

Angola é o segundo país africano, depois dos Camarões, que recebeu a visita do Papa Bento XVI, depois da sua eleição (19 de Abril de 2005), pelo colégio de cardeais.

A primeira visita de um Santo Padre a Angola foi efectuada em Junho de 1992, por João Paulo II, falecido a 02 de Abril de 2005.