Cardeal do Nascimento convida cristãos a seguirem exemplo de João Paulo II

PAPJPIIDom Alexandre cardeal Nascimento está muito contente pela beatificação de João Paulo II.

Um papa que conheceu de perto e com quem muitas vezes travou conversas sobre a Angola, a igreja e o mundo.


Ontem uma equipa do magazine religioso da emissora católica de Angola esteve na residência do arcebispo emérito de Luanda e ouviu o muito obrigado à divina providência de Dom Alexandre cardeal Nascimento.


O cardeal angolano considera grandes os dias que se seguem e por isso convida os cristãos angolanos e não só a seguirem o exemplo de santidade que foi João Paulo II.


Numa altura em que O Vaticano anunciou hoje que pelo menos 87 delegações oficiais e 2300 jornalistas de 101 países vão marcar presença na cerimónia de beatificação de João Paulo II, no próximo domingo.


Em conferência de imprensa, Angelo Scelzo, subsecretário do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, revelou que a celebração vai ser acompanhada, em Roma, por 1300 jornalistas televisivos, 230 fotógrafos e mais de 700 de outros meios, depois de uma "forte selecção para criar condições de maior agilidade de trabalho para todos".


O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, adiantou, por seu lado, a presença de representações de cinco casas reais da Europa, incluindo a participação dos Príncipes das Astúrias, da vizinha Espanha.


Este responsável referiu ainda a presença de "16 chefes de Estado", como os da Itália e Polónia, bem como de "seis chefes de Governo" e "autoridades da União Europeia".


O número, acrescentou Lombardi, poderá aumentar durante o dia de hoje.


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, vai representar o executivo português na cerimónia de beatificação de João Paulo II, marcada para o próximo domingo, no Vaticano.


Amado vai estar acompanhado pelo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Manuel Tomás Fernandes Pereira, numa cerimónia para a qual se esperam "várias centenas de milhares de pessoas", segundo o porta-voz do Vaticano.


O programa completo das celebrações ligadas à beatificação inicia-se a 30 de Abril com uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo de Roma, momento em que haverá uma ligação em directo a cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, incluindo o santuário de Fátima.


A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10:00 (menos uma hora em Lisboa), podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 05:30.


A beatificação foi anunciada a 14 de Janeiro, depois da publicação do decreto que comprovava um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), relativo à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria da doença de Parkinson.


Fonte:
Agência ECCLESIA