Bento XVI entrega este mês primeiro prémio Ratzinger

201pa2150O papa Bento XVI vai entregar o primeiro Prêmio Ratzinger a três teólogos no próximo dia 30 de junho, segundo anunciou hoje a Santa Sé.

Os contemplados são Manlio Simonetti, leigo italiano estudioso da antiga literatura cristã e Patrologia; padre Olegario González de Cardedal, espanhol docente em Teologia Sistemática; e Maximilian Heim, abade alemão do Monastério de Heiligenkreuz, na Áustria.

O prêmio, que está em sua primeira edição, foi instituído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI.

Os três teólogos irão receber um diploma e um reconhecimento no valor de 50 mil euros. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada na Sala Clementina, no Vaticano.

Segundo o cardeal Camillo Ruini, presidente do Comitê Científico da Fundação, os premiados foram escolhidos "com base em critérios de excelência e prestígio".

O objetivo da premiação é incentivar o estudo da teologia, já que a contribuição deste ramo para o desenvolvimento científico é uma das principais preocupações de Bento XVI.

Simonetti, de 85 anos de idade e laico, é um dos principais estudiosos italianos sobre cristianismo antigo. Já Gonzalez, de 77 anos, estudou e trabalhou em Munique, Oxford e Washington.

O alemão Heim é o mais jovem dos três teólogos, com 50 anos de idade. Apesar de estar no início de sua carreira acadêmica, publicou o trabalho "Joseph Ratzinger - Existência eclesial e teologia existencial, orientações fundamentais eclesiológicas sob as exigências da 'Lumen Gentium'".