Santa Sé cria novo blog

A_Santa_SA Santa Sé acaba de criar um novo blogue, intitulado "Ser católico na China". A iniciativa surge num momento de grave tensão entre Pequim e o Vaticano por causa da ordenação de novos bispos sem o aval do Papa. O lançamento do blogue surge na véspera de mais uma ordenação episcopal não autorizada pelo Vaticano.

Depois das últimas ordenações ilícitas realizadas em Novembro de 2010 e Junho deste ano - que implicaram pena de excomunhão aos que nela participaram -, as autoridades de Pequim marcaram para amanhã mais uma ordenação episcopal sem mandato da Santa Sé.


O governo decidiu substituir o actual bispo de Shantou, de 81 anos, fiel a Roma, por um jovem padre de 44 anos que não recebeu o aval do Papa.


O Governo chinês tem vindo a pressionar (quase sempre pela força) os restantes bispos fiéis ao Papa, obrigando-os a participar nessas ordenações ilegítimas, facto que tem vindo a agravar as já difíceis relações entre Roma e Pequim.


Monsenhor Savio Hon Tai Fai - número dois da Congregação para a Evangelização dos Povos, que é também chinês, compara a actual tensão aos anos 50 da revolução cultural e considera que estas pressões são uma forma subtil de campanha quando se avizinha a substituição do actual presidente Hu Jintao.


É pois neste contexto que surge agora o blogue "Ser Católico na China", criado por esta Congregação do Vaticano com o objectivo de proporcionar um espaço de diálogo e unidade entre a Igreja na China e a Igreja Universal, com todos os esclarecimentos em chinês e em inglês.