"Os cristãos não podem passar a imagem de homens divididos" afirma o Papa Bento XVI

papa_2012545100Bento XVI apelou hoje à "união" de todos os cristãos, "católicos e ortodoxos", de forma a combaterem os efeitos de "uma secularização capaz de empobrecer o ser humano na sua dimensão mais profunda".

De acordo com a sala de imprensa do Vaticano, a mensagem do Papa foi transmitida ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, por ocasião do encerramento do 12º Simpósio Inter-cristão, que decorreu em Salónica, na Grécia.

Indo ao encontro do tema do encontro, "o testemunho da Igreja no Mundo Contemporâneo", Bento XVI citou o Papa Paulo VI sublinhando que, enquanto "evangelizadores", os cristãos "não podem passar a imagem de homens divididos e separados por litígios que nada edificam".


No actual contexto social, económico e cultural, "proclamar o ministério salvífico da morte e ressurreição de Cristo" implica a participação de "pessoas amadurecidas na fé, capazes de se encontrarem para além das tensões, graças à procura comum, sincera e desinteressada da verdade", continuou Bento XVI.


Recordou ainda que "o conhecimento recíproco de tradições e a amizade sincera" podem "favorecer a causa da unidade dos cristãos".


Este ano, o 12º Simpósio ecuménico foi promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Universidade Pontifícia Antonianum e pelo Departamento de Teologia Ortodoxa da Universidade de Aristóteles, em Salónica.


Salientando que foi naquela cidade que São Paulo proclamou em primeiro lugar o Evangelho, o Papa pediu a todos os participantes para que "animados pelo mesmo zelo apostólico", possam levar Cristo de forma "renovada" ao mundo contemporâneo.


Fonte: AgênciaEcclesia