Papa pede aos novos bispos que promovam unidade da Igreja

papa_2012545100Bento XVI recebeu prelados nomeados nos últimos meses. Bento XVI apelou hoje aos novos bispos da Igreja Católica para que promovam a "unidade eclesial", estando particularmente atentos para "unificar e harmonizar a diversidade" de carismas.

O Papa recebia no Vaticano um grupo de prelados, nomeados nos últimos meses, num encontro anual que se repete há uma década por iniciativa da Congregação para os Bispos, da Santa Sé.

No seu discurso, divulgado pela Santa Sé, Bento XVI pediu "comunhão com o Papa e os irmãos no episcopado" a cada um dos presentes, sublinhando que "o bispo não é um homem só".


"Os bispos têm a missão de vigiar e agir para que os baptizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espírito Santo suscita no seu coração e nas comunidades", disse ainda.


Aos mesmos, acrescentou o Papa, compete o "juízo sobre o carácter genuíno" de novos movimentos ou associações que surjam na Igreja local, porque "nenhum carisma dispensa a referência e a submissão aos pastores".


Bento XVI deixou votos de que cada bispo seja um "exemplo e ajuda" para os seus padres, através da "santidade de vida" e da "caridade episcopal".


Desde o início de 2011, foram nomeados três novos bispos em Portugal: D. Pio Alves, como Bispo auxiliar do Porto; D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra; D. José Cordeiro, bispo eleito de Bragança-Miranda.