Papa diz que católicos e ortodoxos devem dar «testemunho de unidade»

papO Papa Bento XVI enviou esta quarta-feira uma mensagem ao Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, em que convida a Igreja Ortodoxa a acompanhar os católicos na difusão de "uma fé capaz de unir a humanidade".

No documento, divulgado pela Rádio Vaticano, o Papa salientou que "o futuro da evangelização depende do testemunho de unidade dado pela Igreja", num mundo ameaçado por "sérias tensões".


"O anúncio do mistério da salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo precisa hoje de ser renovado com força nas regiões que receberam a luz e agora sofrem os efeitos da secularização que ameaça empobrecer o homem em sua dimensão mais profunda", acrescentou.


A mensagem enviada ao Patriarca ortodoxo surge na sequência da festa do Apóstolo André, assinalada esta quarta-feira, que é o santo patrono do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, em Istambul, na Turquia.


Todos os anos, o Vaticano envia uma delegação àquele país, em resposta à visita do Patriarcado a Roma, durante a festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, que é assinalada a 29 de Junho.


Este ano, a delegação da Santa Sé é liderada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, que leu e entregou a mensagem de Bento XVI ao Patriarca Bartolomeu I.

JCP