Papa alerta para crises no Médio Oriente e Norte de África

papa-natal-urbi-et-orbiMensagem «urbi et orbi» deixa apelos à comunidade internacional, lembrando fome e catástrofes naturais. Votos natalícios em 65 línguas.
Bento XVI apelou hoje à acção da comunidade internacional em favor das pessoas que "atravessam situações particularmente difíceis", como a fome, catástrofes naturais e guerras, deixando votos de paz para o Médio Oriente e Norte de África.

Na sua mensagem natalícia, pronunciada no Vaticano, o Papa aludiu aos "tantos conflitos que ainda hoje ensanguentam o planeta", pedindo "paz e estabilidade" para a Terra Santa e a "retoma do diálogo entre israelitas e palestinos".

Bento XVI apelou ao fim das "violências na Síria, onde já foi derramado tanto sangue" e à "plena reconciliação e a estabilidade no Iraque e no Afeganistão", bem como a um "renovado vigor, na edificação do bem comum", nos países do Norte da África e do Médio Oriente.

O Papa pediu "socorro divino para as populações do Nordeste da África, que padecem fome por causa das carestias, por vezes ainda agravadas por um estado persistente de insegurança".

"A comunidade internacional não deixe faltar a sua ajuda aos numerosos refugiados vindos daquela região, duramente provados na sua dignidade", acrescentou.

A mensagem papal lembrou ainda as populações do "Sudeste asiático, particularmente da Tailândia e das Filipinas, que se encontram ainda em graves situações de emergência devido às recentes inundações".

"O nascimento do Salvador sustente as perspectivas de diálogo e colaboração em Myanmar à procura de soluções compartilhadas. O Natal do Redentor garanta a estabilidade política nos países da região africana dos Grande Lagos e assista o empenho dos habitantes do Sudão do Sul na tutela dos direitos de todos os cidadãos", declarou.

Na parte inicial da sua intervenção, o Papa centrou-se na questão do "mal mais profundo que está radicado no homem e na história", "a separação de Deus, o orgulho presunçoso do homem fazer como lhe apetece, de fazer concorrência a Deus e substituir-se a Ele".

"Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, neste Natal de 2011, dirijamo-nos ao Menino de Belém, ao Filho da Virgem Maria e digamos: «Vinde salvar-nos»", afirmou, destacando a "mensagem universal de reconciliação e de paz" do cristianismo.

Após a mensagem, Bento XVI deixou as suas felicitações natalícias em 65 línguas, incluindo o português.

"Feliz Natal para todos, e que a Luz de Cristo Salvador ilumine os vossos corações de paz e de esperança", disse.
OC