Papa diz que migrantes são mais do que «números»

IMIGRBento XVI destaca importância dos que vivem fora da sua terra para a Igreja Católica.
Bento XVI recordou hoje no Vaticano os "milhões de pessoas" que fazem parte do fenómeno das migrações, no mundo actual, sublinhando que as mesmas são mais do que "números".

"São homens e mulheres crianças, jovens e idosos que procuram um lugar para viver em paz", disse o Papa, a respeito do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a Igreja Católica celebra este domingo, ao dirigir-se aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a oração do Angelus.

A mensagem de Bento XVI para este ano, como o próprio recordou, tem como tema 'Migrações e nova evangelização', para frisar que "os migrantes não são apenas destinatários mas também protagonistas" no anúncio da mensagem cristã.
Para assinalar esta data, estavam presentes no Vaticano representantes das comunidades imigrantes de Roma, a quem o Papa deixou uma "cordial saudação", desde a janela do Bento XVI convidou os católicos a viverem "concretamente a solidariedade e a caridade" junto das populações estrangeiras, prestando atenção "às necessidades dos migrantes e refugiados, em particular ao seu desejo de encontrar Deus".

Mais à frente, o Papa recordou a realização da próxima semana de oração pela unidade dos cristãos, entre 18 e 25 deste mês, deixando votos de que se promovam encontros para rezar pelo "dom da plena unidade".
Na sua habitual catequese dominical, Bento XVI falou do tema da "vocação" e desejou que os fiéis estejam disponíveis para uma "especial consagração para o serviço de Deus e do seu povo", como padres ou membros de institutos religiosos, se a isso se sentirem chamados.
OC.