Papa pede «colaboração» entre Igrejas

pimageBento XVI assinala início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com votos de mais «testemunho comum».

Bento XVI apelou hoje a uma "unidade visível" entre as várias Igrejas, assinalando no Vaticano o arranque da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa anual que decorre até 25 de Janeiro.


"Convido-vos a implorar de Deus o dom da unidade dos cristãos, para que aumente o testemunho comum e a colaboração, e possamos um dia professar todos juntos a fé transmitida pelos Apóstolos e celebrar os sacramentos da nossa transformação em Cristo", disse, na audiência pública desta semana, perante milhares de fiéis reunidos na sala Paulo VI.


Para o Papa, a unidade "plena e visível dos cristãos", exige "uma conversão interior pessoal e comunitária".


"Hoje tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com a finalidade de permitir que a oração que o próprio Senhor fez na Última Ceia - 'Que todos sejam um, ó Pai' (Jo 17, 21) - cresça até se tornar um imenso, unânime grito de todo o povo cristão, que pede a Deus o grande dom da unidade", sublinhou.


Esta Semana de oração tem como tema 'Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, Nosso Senhor', inspirado numa carta bíblica do apóstolo São Paulo, e, segundo Bento XVI, "quer pôr em evidência o poder transformador da fé em Cristo".


O guião para as celebrações deste oitavário foi originalmente concebido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, organismo católico sedeado no Vaticano, e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a partir do trabalho de um grupo ecuménico polaco que se baseou na experiência de 'alegria e adversidade' dos cristãos daquele país do leste europeu.




O Papa aludiu, neste contexto, à "experiência de opressão e perseguição" na Polónia, que deve levar a uma "reflexão mais profunda sobre o significado da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte".


"O Senhor mostra-nos o caminho para uma vitória obtida pelo poder, mas pelo amor e a preocupação pelos necessitados", declarou.


Bento XVI lembrou os ensinamentos do Concílio Vaticano II (1962-1965) sobre o ecumenismo e o exemplo de João Paulo II (1920-2005) para afirmar que a "missão ecuménica é uma responsabilidade de toda a Igreja e de todos os baptizados", fazendo crescer "a comunhão parcial que já existe".


"Por isso, a oração pela unidade não se limita a esta Semana de Oração, mas deve tornar-se parte integrante da vida orante de todos os cristãos, em qualquer lugar e em todos os tempos", prosseguiu.


No final da audiência, o Papa deixou uma mensagem aos peregrinos de língua portuguesa: "A todos saúdo com grande afecto e alegria, exortando-vos a perseverar na oração, nesta Semana pela Unidade, para que possa crescer entre os cristãos o testemunho comum, a solidariedade e a colaboração".


O 'oitavário pela unidade da Igreja', hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.


OC