Vaticano revela programa completo da viagem ao México e Cuba

viajecubamexicoBento XVI vai percorrer o equivalente a meia volta ao mundo e proferir 10 intervenções na visita ao México e Cuba que decorre de 23 a 29 de Março, segundo o programa da viagem divulgado hoje pelo Vaticano.

A "visita de cortesia" ao presidente de Cuba, Raul Castro, e a missa na Praça da Revolução, em Havana, capital do país, constituem alguns dos pontos da agenda do Papa, que parte de Roma às 9h30 do dia 23, sexta-feira, para uma viagem de 10 mil km em direcção ao México.

A cerimónia de boas-vindas, prevista para as 16h30 no aeroporto de Guanajuato, capital do estado com o mesmo nome, vai ser marcada pela primeira das dez intervenções papais, entre discursos, homilias e saudações.
A terceira viagem de Bento XVI ao continente americano, depois do Brasil (2007) e Estados Unidos da América (2008), continua no sábado com a celebração da missa, em privado, na capela do Colégio Miraflores.

A estadia em Guanajuato, 350 km a noroeste da Cidade do México, prossegue às 18h00 com a visita ao presidente mexicano, Felipe Calderón, e pelas 18h45 o Papa dirige uma saudação as crianças reunidas na Praça da Paz.
A agenda de domingo começa às 10h00 com a missa no Parque do Bicentenário, em Léon, 60 km a leste de Guanajuato, seguindo-se a oração do Angelus, celebrações em que Bento XVI intervirá com uma homilia e uma breve palavra.

O Papa encontra-se às 18h00 com os bispos do México e da América Latina na Catedral da Mãe Santíssima da Luz, também em León, onde profere um discurso e recita as Vésperas, oração litúrgica do final da tarde, terminando desta forma o quinto domingo da Quaresma, duas semanas antes da Páscoa.

O último discurso de Bento XVI em solo mexicano está planeado para a cerimónia de despedida, às 09h00 de segunda-feira, dia 26, no aeroporto de Guanajuato, e meia hora depois o Papa inicia o trajeto para Santiago de Cuba, 2600 km para leste.

A cerimónia de boas-vindas no aeroporto local, onde o Papa vai discursar perante o presidente Raul Castro e a Conferência Episcopal Cubana, está programada para as 14h00.

O primeiro dia em Cuba encerra com a missa, e respetiva homilia, na Praça Antonio Maceo, por ocasião dos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem da Caridade, padroeira de Cuba.

A visita ao Santuário da Nossa Senhora da Caridade, em Santiago de Cuba, pelas 09h30, marca o início de terça-feira, dia em que não se preveem intervenções de Bento XVI, que às 10h30 parte do aeroporto local rumo a Havana, num voo de 750 km.

A aterragem na capital está prevista para as 12h00 e quando forem 17h30 o Papa visita Raul Castro no Palácio da Revolução, antes de jantar com os bispos de Cuba na Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé), pelas 19h15.
A Praça da Revolução, em Havana, recebe às 09h00 de quarta-feira a última missa e homilia do Papa, que às 16h30 se despede de Cuba com um discurso no aeroporto de Havana, meia hora antes de partir para Roma, onde deve chegar às 10h15 de quinta-feira, 29 de Março, 22 mil km após o início da viagem.

RJM/OC.