Vaticano: Orquestra toca para o Papa no dia de São Bento

porkstraInstituição reúne músicos de Israel, Palestina, Síria, Jordânia, Egito, Líbano, Irão, Turquia e Espanha

Cidade do Vaticano, 11 jul 2012 (Ecclesia) - A orquestra Divan West-Eastern interpreta hoje obras de Beethoven para o Papa, no dia em que a Igreja Católica assinala a memória de São Bento, padroeiro da Europa.


O concerto privado, que se realiza no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, próximo do Vaticano, onde o Papa passa férias, vai ser dirigido pelo maestro argentino Daniel Barenboim, diretor da orquestra que inclui músicos de Israel, Palestina, Síria, Jordânia, Egipto, Líbano, Irão, Turquia e Espanha, refere o Serviço de Informação do Vaticano.


A nota de imprensa relativa ao concerto recorda que Bento XVI tem promovido o diálogo entre judeus, cristãos e muçulmanos, religiões implantadas nos países de origem dos membros da orquestra fundada em 1999 por Barenboim e Edward Said.


A digressão da Divan West-Eastern prossegue em Versalhes (França), Genebra (Suíça), Londres (Inglaterra), com a gravação de um concerto para a BBC, e Berlim (Alemanha), concerto que vai contribuir para financiar os projectos educativos organizados pela orquestra em Israel e na Palestina, refere a mesma fonte.


Bento XVI vai jantar com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que também vai assistir ao concerto, na companhia da sua mulher,  anunciou o Vaticano.


VIS/RJM