Mundo sem Deus «só pode piorar», diz Papa

Mundo sem Deus «só pode piorar», diz Papa
pac10210Bento XVI assinalou hoje a celebração da Assunção da Virgem Maria, feriado nacional em Portugal e vários países, afirmando que um mundo que se afasta de Deus "só pode piorar".

"Hoje muitos esperam um mundo melhor, mas não se sabe quando este mundo melhor vai chegar", disse o Papa na homilia da missa que celebrou na Paróquia de Santo Tomás de Vilanova, em Castel Gandolfo, arredores de Roma, cumprindo uma tradição anual.

Bento XVI foi acolhido por um grupo de cidadãos e turistas, na pequena cidade, e estava acompanhado pelo seu irmão, monsenhor Georg Ratzinger, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e os cardeais Giuseppe Bertello e Domenico Calcagno, entre outros.

O Papa iniciou a homilia explicando o significado do dogma proclamado em 1950 por Pio XII: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".

Citando o Magnificat, Bento XVI afirmou que o louvor à Virgem, Mãe de Deus, é da Igreja de todos os tempos e todos os lugares. "É um dever e um compromisso da comunidade cristã de todas as gerações".

"Maria está muito perto de cada um de nós; seu coração é grande, Ela pode ouvir e ajudar-nos. Esta presença de Deus em nós é importante para iluminar as tristezas e os problemas do mundo", prosseguiu, falando de improviso.

Após a celebração, o Papa regressou ao Palácio Apostólico da localidade italiana, onde se encontra a passar férias, para presidir à recitação do Angelus.

Bento XVI retomou a reflexão da missa e destacou que após a morte "não há o vazio, mas o abraço amoroso de Deus".

Em português, o Papa saudou os presentes e lançou um apelo: "Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo! Ide com Deus".

OC