Conferências Episcopais de África analisam aplicação da exortação pós sinodal "AFRICAE MUNUS"

_zO encontro anual dos Coordenadores de Justiça e Paz do Simpósio das conferências Episcopais da África e Madagáscar analisa em Luanda a aplicação da exortação pós sinodal "Africae Munus".
O conclave foi aberto esta quarta-feira, 1/8, pelo Vice-Presidente do SCEAM, Dom Gabriel Mbilingi.
O evento realiza-se no mês de eleições em Angola.
O Prelado fez eco à disparidade na distribuição da riqueza no país, frisando que exclui " boa parte dos cidadãos".


"Se olhardes para nossa Luanda não deixarão de ver aquilo que é o grande fosso entre desenvolvimento e pobreza em Angola" - deplorou.

Dom Gabriel Mbilingi evocou ainda o importante papel que a Igreja desempenha na formação cívica dos cidadãos, de modo a contribuírem, cada um, segundo o seu Estado.


Neste âmbito, o Vice-presidente da SCEAM pediu a contribuição dos sacerdotes, consagrados, consagradas e leigos, para que Angola seja um país onde as condições de vida sejam garantidas para conferir dignidade à vida.

O certame acontece no momento em que Angola celebra os dez anos da paz.


Momento certo para os coordenadores de Justiça e Paz falarem sobre a boa governação e consolidação da paz, de modo particular no continente berço da humanidade (África).


Durante a sua estadia em Luanda, os participantes ao conclave terão a ocasião de fazer experiência directa, daquilo que os dez anos de paz produziram em termos de desenvolvimento e relançamento do futuro da economia de Angola.


Para a concretização deste desiderato, a agenda do certame prevé visitas aos vários locais de interesse económico e social na cidade e bairros periféricos da capital angolana.


Espera-se que o encontro produza conclusões ou estratégias que permitam actuar no campo social, pastoral, na construção da paz em África e promoção da boa governação, Direitos Humanos, paz nos corações, bem-estar, desenvolovimento e reconciliação nas nações que integram o Sceam.


Recorde-se que, a SCEAM integra as seguintes regiões ecclesiais de África: IMBISA, AMECEA, ACEAC, CERAO-RECOA, ACERAC, AHCE e CEDOI-MADAGASCAR.