Peregrinação à muxima termina com fortes apelos à Paz

8muximaA tradicional peregrinação ao santuário da Muxima, terminou, este domingo, 5/8, com fortes apelos à paz e à reconciliação, numa Missa solene presidida pelo Bispo da diocese de Cabinda, Dom Filomeno Vieira Dias.

O certame juntou milhares de fiéis, durante dois dias, em devoção e oração à mamã Muxima.


Na sua Homilia, o Igualmente Vice-presidente da CEAST, Dom Filomeno Vieira Dias, começou por realçar a figura de Maria na Igreja, presente no rosto da mamã Muxima, a qual, acompanha a nossa história em todas suas etapas.


"Angola é uma nação de raízes cristãs, edificada sobre os alicerces do cristianismo, não como uma imposição, mas como adesão livre e espontânea", frisou Dom Filomeno Vieira Dias.


Os presentes ao certame, no dizer do Prelado, não são uma multidão de ignorantes, de alienados ou frustrados.


"A fé em Cristo crucificado e ressuscitado traça o percurso interior dos nossos avós e dos seus sucessores nas gerações contemporâneas que somos nós", acrescentou.


Nos últimos tempos, as peregrinações à Muxima têm sempre um lema concreto, como proposta e compromisso. Este ano, em sintonia com o plano Pastoral da CEAST, escolheu-se como lema "A Família e Reconciliação", por formas a beneficiar o êxito das Eleições Gerais de 31 de Agosto.


No acto, o Kota Kahango - diga-se Dom Anastácio Kahango, Bispo Auxiliar de Luanda - foi lembrado com uma famosa frase irónica à Muxima "quando na porta de um consultório médico há sempre bicha é porque chegou a notícia de que ali está a acontecer uma coisa boa", (ovação).


A bênção e graça do Santuário da Muxima consistem no facto de ninguém vai sozinho e nem volta de mãos vazias. Na Muxima há actos de Deus a favor dos homens.


Mamã Muxima é a mulher do Cenáculo, no meio dos Discípulos, da Igreja nascente. Ela permanece na Muxima (Quissama) cerca de meio milénio, concedida por Deus para defender os filhos desta terra (Angola), como sinal de esperança e ressurreição espiritual.